Uma das maiores dúvidas de quem esta começando no Marketing Digital é saber em qual nicho investir
Logo quando comecei o canal lá no Youtube gravei um vídeo sobre esse assunto
Demorei um pouco a descobrir se iria me aventurar em um nicho diferente
ou se entraria no tão concorrido nicho de renda online
Depois de muito assistir e ler consegui me decidi e posso garantir que fiz uma ótima escolha
Se você assim como eu esta naquele impasse para descobrir para qual lado seguir
aqui vão cinco dicas para tirar sua dúvidas e investir sem medo no assunto em foco do seu negócio.
Cinco etapas para encontrar o nicho perfeito
Pesquisar muito antes de escolher um nicho é essencial
Pense que você precisará criar muito conteúdo sobre o assunto em questão
é importante que seja algo que goste de falar e que tenha interesse em aprender
Muitas pessoas escolhem um nicho que tem maior procura na internet e acabam deixando de lado o fato de fazer oque se ama
Nesses casos eu sempre digo que não é necessário trabalhar somente com um assunto
Também não é obrigatório começar falando sobre algo e permanecer no ramo até não aguentar mais
Sempre aconselho as pessoas a esperarem um pouco o negócio amadurecer
Todo trabalho leva tempo para se tornar estável e caminhar sozinho com naturalidade
Criar um negócio online funciona da mesma forma, você começa um blog hoje sobre alimentação
e com alguns meses vai estar falando sobre a mudança que o seu guarda roupa sofrer quando aqueles kilos
indesejados forem embora.
Isso é amadurecimento, conhecimento do seu público e estratégia
Por isso na hora de escolher seu nicho torne a decisão mais simples porque você vai poder mudar SIM de rumo
ao longo do percurso
Descubra o que ama
Antes de investir em nicho, você precisa descobrir o que gosta de fazer
Pegue papel e caneta e liste todas as tarefas que você faz com muito gosto
Veja o exemplo:
Sou Designer Gráfico e adoro ilustrar. Portanto, eu quero ajudar outros Sonhadores como eu a alcançar seus objetivos finais através do ensino e design.
Essa primeira etapa te ajuda a entender seu público e como você poderá alcança-lo mais facilmente através do seu conteúdo
Também será importante quando momentos ruins vieram e você precisar lembrar porque esta trabalhando com isso. Se escolher algo que não goste de fazer não pensará duas vezes na hora de desistir.
Entenda o seu interior
Quando você pensa no futuro, ou se imagina fazendo oque ama
pensa em ser conhecido como oque?
Como você quer ser conhecido? pelo que quer ser lembrado?
Um exemplo são os influencer espalhados por ai
Quando pensando em finanças logo lembramos da Nathalia Arcuri
Ao pensarmos DIY corremos para a Jessica Belcoast
e assim vamos montando nossas referências.
Então sobre qual assunto você quer se lembrado?
Qual os problemas do seu público
Agora que você já sabe o que gosta de fazer e como que ser conhecido precisa descobrir o medo do seu público.
Todas as pessoas nesse mundo buscam algo, seja emagrecer, se alimentar de forma saudável,
ser mãe, ser loira, ser morena, entrar na faculdade, conquistar o primeiro imovél.
E da mesma forma que existem milhares de problemas temos várias soluções para todos eles
Agora anote os problemas de seu público, o que você poderia fazer para ajuda-los a não terem mais um problema?
Quais são as formas de eliminar os medos da sua audiência de forma que eles fiquem ligados a você?
De olho na concorrência
Sempre que pensamos em concorrência associamos o nome a um problema
Mais a realidade é que a concorrência pode dar a partida para o seu negócio funcionar.
Quando iniciar seu projeto, faça uma analise sobre o que seu adversário esta fazendo
é importante saber quais estratégias ele usa, e como ele se posiciona nas redes sociais
Mantenha a tarefa de analisar a concorrência sempre atualizada, a estratégia que funciona hoje pode não funcionar amanhã
é importante que você saiba o que esta funcionando e o que funcionou a um mês atrás.
Avatar
Agora que você já sabe o ponto de partida e os medos do seu público é hora de definir seu amigo imaginário
Pense em seu cliente e em todos os medos que eles tem
Passe esses pensamentos para o físico como se estivesse desenhando um boneco 3D
Siga a lista abaixo para colocar todos as informações sobre o seu avatar.
Se conseguir desenhe o avatar, o fato de coloca-lo no papel ajuda muito a transforma-lo em realidade.
- Nome (ou apelido!)
- Idade
- Ocupação
- Hobbies
- Trabalho atual
- Renda
- O que os motiva?
- Como é o feed de sua Instagram?
- Qual é o medo deles?
- Qual é o sonho deles?
Agora você tem as cinco etapas completas para criar um negócio que será lucrativo porque chegará ao público certo
A importância de definir um avatar é porque questiona-lo quando as coisas não estiverem indo muito bem
Se em algum momento você se perder, você ao seu avatar e questione.
Digamos que meu avatar tenha o nome de Ana
Será que a Ana vai gostar desse tipo de conteúdo?
Será que ela terá tempo para ver esse vídeo que gravei?
Vai curtir essa foto ou artigo que criei?
Ter um avatar para questionar faz com que você pense de forma diferente, te conecta ao problema e a solução ao mesmo tempo
Desta forma não será necessário que corra atrás do dinheiro ou das pessoas
porque as pessoas correram atras de você devido a solução que você tem para o problema delas.
Se eu pudesse te dar um conselho agora, seria:
Gaste bastante tempo criando seu avatar e definindo seu nicho
Esses pontos ajudaram em todo o tempo o processo de crescimento do seu negócio
Se pular essas etapas nunca saberá porque não consegue atingir as pessoas da forma correta.
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